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Belli ricordi

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Mega Dicas

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Descrição

COMO JOGAR:
NÚMERO DE PARTICIPANTES: de 2 a 4jogadores.
OBJETIVO: chegar até a casa nal do tabuleiro com a maior contagem de pontos.
Como jogar: Antes de iniciar a partida, as cartas devem ser separadas em montes de acordo
com seu tema, sendo assim, VERMELHO para alimentos, VERDE para animais, AZUL CLARO
para lugares e AZUL ESCURO para objetos.
Cada participante deve escolher seu pino e posicioná-lo na palavra INÍCIO. O jogador mais
novo deve começar a partida, avançando seu pino para a primeira casa do tabuleiro. O
próximo jogador deve retirar uma carta do monte correspondente a cor da casa em que o
primeiro participante posicionou seu pino. Feito isso, o adversário deve dizer o tema da carta
(alimentos, animais, lugares ou objetos), sua classicação (colocada entre parênteses na frente
da resposta) e, logo em seguida, virar a ampulheta para que inicie a contagem do tempo.
Cada carta possui quatro dicas organizadas em níveis de diculdade, quanto maior o nível de
pontuação da dica, mais difícil ela é (DICA 1 vaIe 10 PONTOS, DICA 2 vale 5 PONTOS, DICA 3
vale 3 PONTOS e DICA 4 vale 1 PONTO).
A cada rodada, o participante da vez tem direito a duas dicas e uma tentativa de acerto, dentro
do tempo da ampulheta.
O adversário deve ler as dicas solicitadas a partir daquela de maior pontuação. Cada jogador
só poderá utilizar sua tentativa de acerto uma vez por rodada, se tentar adivinhar com apenas
uma dica e errar, ele perde o direito a segunda dica e deve retroceder uma casa.
No caso de acerto, o participante deverá avançar duas casas (se acertar com uma dica) ou uma
casa (se acertar com as duas dicas), se a tentativa de acerto for utilizada após a leitura da
segunda dica e ainda assim o participante errar ou não souber, ele deve permanecer na
mesma casa até a próxima rodada. A pontuação do jogador será aquela que estiver indicada
pela dica responsável por seu acerto, um dos jogadores deve car responsável por marcar a
pontuação de cada um.
Algumas casas possuem inscrições que determinam alguma ação, quando isso acontecer o
jogador deve obedecer a orientação.
Ex 1: Quando o jogador parar na casa “escolha o tema” ele deve escolher uma carta do tema de
sua preferência entre os quatro disponíveis para responder.
Ex 2: No caso do jogador parar em alguma casa com a inscrição “ganhe 10 pontos’ “ganhe 3
pontos “ou “ganhe 1 ponto’ ele deve imediatamente somar o número de pontos indicados pela
casa aos pontos que ele já tem. Porém, ele deverá responder mesmo assim a uma carta
correspondente a cor da casa em que a inscrição estiver.
Ex 3: Se o jogador parar na casa “perca 10 pontos “perca 5 pontos” ou “perca 3 pontos” ele deve
imediatamente subtrair o número de pontos indicados pela casa aos pontos que ele já tem.
Porém, ele deverá responder mesmo assim a uma carta correspondente a cor da casa em que
a inscrição estiver.
Também é possível jogar em duplas através do mesmo processo. O jogo só termina quando
todos os jogadores chegarem até a casa FINAL. Vence a partida o jogador ou a dupla que
chegar até essa casa com o maior número de pontos.